Welink Architects Welink Architects
7 tendências arquitetónicas que irão moldar 2021

7 tendências arquitetónicas que irão moldar 2021

7 tendências arquitetónicas que irão moldar 2021

Que tendências arquitetónicas irão influenciar os projetos de construção de casas e apartamentos em 2021? Uma coisa é certa: este ano, a criação de harmonia entre o interior e o exterior é o foco. É importante notar que os recentes desenvolvimentos na arquitetura são marcados por tecnologias inovadoras, mas também pelo desenvolvimento sustentável e pelo consumo responsável.

 

Dito de forma simples, a arquitetura é um reflexo das tendências sociais. Aqui estão 7 tendências que irão marcar a arquitetura nos próximos meses.

O estilo industrial 

O estilo arquitetónico industrial surgiu na década de 1940 nos Estados Unidos. Muitos edifícios industriais abandonados nas metrópoles americanas foram convertidos em alojamentos de aluguer. Embora viver em tais espaços possa não ter parecido muito apelativo, os boémios nova-iorquinos acabaram por ser seduzidos e descobriram as vantagens de  grandes espaços abertos, luz natural e tetos altos. Este tipo de habitações rapidamente se tornou muito na moda e acabou por influenciar a construção.

 

O estilo industrial evoluiu para se tornar mais flexível e íntimo para se adequar aos volumes das casas e apartamentos modernos. Com a crescente consciência das questões de proteção ambiental, o estilo industrial foi assim popularizado e continuou a crescer.  

 

Caracteriza-se por linhas limpas e precisas, telhados planos, simetria e formas angulares, grandes janelas panorâmicas, espaços abertos e a utilização de materiais naturais como tijolos, betão, vidro, metal, madeira e pedra.

 

 tendências arquitetónicas

Minimalismo

Numa era de consumo responsável e mesmo de decrescimento, não é surpreendente que a arquitetura minimalista permaneça na lista de tendências ano após ano. Na moda desde os anos 50 e 60, o minimalismo está a regressar porque responde perfeitamente ao desejo generalizado tanto de funcionalidade como de harmonia. 

 

Caracteriza-se pelos seguintes elementos:

  • formas rígidas e cúbicas
    • estruturas modulares multiníveis
    • terraços e varandas abertas
  • fundações baixas
  • a utilização de betão, pedra, metal, vidro, azulejos cerâmicos ou painéis compostos para decoração exterior
  • janelas panorâmicas e vitrais
  • divisórias e paredes de vidro
  • a utilização de tons neutros e claros e sombras que lembram a natureza para a decoração de interiores.

Branco, bege, cinzento, dourado, castanho, e verde são as principais cores utilizadas na arquitetura minimalista.

 

7 tendências arquitetónicas que irão moldar 2021

Arquitetura ecológica e soluções verdes

Com a ascensão do desenvolvimento sustentável, a arquitetura tem vindo a evoluir constantemente. Em 2020 desenvolveu-se a utilização ativa de soluções naturais e uma atitude consciente em relação ao ambiente, o que parece estar a intensificar-se ainda mais em 2021. 

 

Na arquitetura de novos edifícios, os sistemas ecológicos de fachadas são instalados em instalações residenciais tanto na vertical como na horizontal. Materiais reciclados e naturais estão também a aparecer na decoração e construção. Também tem havido uma mudança na produção para tecnologias, matérias-primas e equipamento mais amigo do ambiente.

 

7 tendências arquitetónicas que irão moldar 2021

Reconstrução e restauração de edifícios

Embora não seja nova nem revolucionária, a reconstrução, que já fazia parte da prática arquitectónica ao longo da última década, tornar-se-á cada vez mais importante em 2021. De facto, a restauração e reconstrução de edifícios residenciais e industriais para habitação apresenta muitas vantagens em termos de resposta às pressões do nosso mundo moderno.

 

Reduz a taxa de sobre desenvolvimento das áreas residenciais, preserva o valor cultural e o código arquitetónico das cidades, reduz a poluição uma vez que a reconstrução é, de um ponto de vista ecológico, mais eficiente do que a construção a partir do zero. A reconstrução permite também a construção de habitações sustentáveis.

 

7 tendências arquitetónicas que irão moldar 2021

A casa inteligente

As casas inteligentes estão a tornar-se cada vez mais populares. Elas contribuem para melhorar o conforto diário e reduzir os custos energéticos. A instalação de equipamento de domótica fornece o espaço com ventilação eficiente, controlo confortável da iluminação e dos aparelhos domésticos, mas também uma maior segurança.

 

7 tendências arquitetónicas que irão moldar 2021

Casa passiva

As casas passivas são residências ecológicas em que o objetivo é reduzir ao máximo o consumo de energia. É dada especial atenção à redução da perda de calor do edifício.

 

As casas passivas combinam os elementos de

  • compacidade
  • equilíbrio das proporções externas e internas do edifício
    • isolamento eficiente e de alta qualidade
  • eliminação de pontes térmicas
  • planeamento cuidadosamente considerado
  • Zoneamento eficaz.

arquitetura

 

Espaços abertos 

Em 2021, varandas, terraços e pátios estão a tornar-se cada vez mais importantes nas tendências arquitetónicas. Está a ser dada especial atenção ao seu design, e a novidade é que podem ser utilizados durante todo o ano graças a vidros panorâmicos e parciais, proteção solar e materiais resistentes ao clima. 

 

Mais do que nunca, em 2021, a sociedade está a voltar-se para a natureza e a ecologia, o que se reflete adequadamente nas tendências arquitetónicas.

 

tendências arquitetónicas 2021

Encontre um arquiteto qualificado

Se gostou de " 7 tendências arquitetónicas que irão moldar 2021 "
também gostará de:

Você é arquiteto?

Consulte sua empresa no primeiro guia para arquitetos