Welink Architects Welink Architects
software-arquitetura-3d

Quais são as vantagens do software de arquitetura 3D?

Welink Architects

Welink Architects

Quais são as vantagens do software de arquitetura 3D?

Nos processos de construção e renovação de uma casa, o arquiteto é responsável pela elaboração dos planos. Hoje em dia, como a tecnologia digital entrou na profissão, os arquitetos utilizam software de construção de casas.

 

Este software inclui o desenho em 3D. Trata-se de um grande desenvolvimento no setor da construção, permitindo que o projeto seja visualizado como um todo. É também um passo em frente para os trabalhadores da construção cujo trabalho é assim simplificado. 

Qual é a utilização de software de modelação 3D para um arquiteto?

Os planos feitos com a modelação 3D são muito realistas. A sua renderização pode ser comparada com a de uma fotografia. Isto torna possível visualizar concretamente o projeto acabado e projetar-se no edifício concluído. Este software permite compreender melhor a extensão do trabalho que precisa de ser feito. 

 

Além disso, este software tem funções que ajudam o arquiteto no processo de gestão do projeto. Podem utilizá-lo para projetar os planos, bem como a disposição interior e exterior do edifício. Podem então apresentar estes planos ao cliente.

Quais são as vantagens do software de construção da casa?

Graças ao seu software de modelação 3D, o arquiteto pode armazenar todos os seus projetos no mesmo local, simplificando assim a sua gestão. A criação de plantas torna-se mais precisa graças às ferramentas de cálculo de superfícies, montagem de divisórias e escolha de materiais.

 

Cada projeto pode ser incluído e exposto na sua totalidade, o que é uma vantagem tanto para o arquiteto como para o cliente, que podem projetar-se na sua futura propriedade mais facilmente do que com os planos tradicionais. Finalmente, a adoção de um software de construção de casa representa uma poupança de tempo significativa para o arquiteto e para os seus colegas de trabalho. 

O que pode ser feito com software de modelação 3D para arquitetos?

Desenho dos planos

O primeiro passo é desenhar os planos.

 

Tudo pode ser personalizado com software de construção de casas, desde a localização das portas e janelas até à coloração e marcação dos quartos. Com o software de arquitetura 3D, o arquiteto pode também definir a altura do teto e adicionar rodapés entre outras coisas... as possibilidades são infinitas. 

Design interior e exterior

Após o layout, vem a fase de design de interiores.

 

Este tipo de software oferece um catálogo contendo milhares de referências para mobiliário, tintas, papéis de parede, revestimentos de pavimentos, etc. O arquiteto pode então personalizar o design de interiores.

 

Uma vez concebido o interior, o arquiteto pode personalizar o layout exterior em 3D para colocar o edifício no seu ambiente. Podem não só desenhar os terraços, os jardins ou mesmo a piscina, mas também ir mais longe e reproduzir um bairro ou um conjunto habitacional. A reprodução é extremamente fiel à realidade e permite ao arquiteto desenhar projetos extremamente complexos e intrincados. 

 

O software também permite ao arquiteto alterar o ângulo de visão e até exibir uma vista nocturna. 

Fazer alterações aos planos

Com o software de arquitetura 3D, o cliente pode solicitar uma modificação. Isto pode ser qualquer coisa, desde adicionar uma casa de banho en-suite até alterar a localização de uma divisória. O arquiteto pode imediatamente mostrar essa modificação nos planos e chegar facilmente a um acordo com o cliente. 

Como escolher o software de arquitetura 3D correcto

Existe hoje em dia uma variedade de software de arquitetura 3D no mercado.

 

É por isso que é necessário compará-los para encontrar o que melhor se adequa ao seu trabalho. Se responder regularmente a concursos BIM, escolha um software BIM como ArchiCAD, FreeCAD, BricsCAD BIM, TAD ou Revit.

 

Existem também pacotes de software de modelação 3D para engenheiros que lhes permitem trabalhar na conceção de edifícios. Um exemplo é o Solidworks.

 

Em qualquer caso, é aconselhável optar por software profissional e pago para beneficiar de todas as funcionalidades necessárias.

 

Os preços podem variar significativamente de um pacote de software para outro. Isto porque todos eles se concentram em diferentes especialidades. Por exemplo, se quiser fazer design de mobiliário, a Rhino 3D é uma excelente escolha. No entanto, para o planeamento detalhado de edifícios inteiros, um conjunto BIM mais abrangente como o Vectorworks ou o ArchiCAD pode ser mais adequado.

É arquiteto?

Registe sua empresa na primeira plataforma para arquitetos