Welink Architects Welink Architects
drone-arquitetura

Qual é a utilidade de um drone na arquitectura?

Welink Architects

Welink Architects

As inovações tecnológicas têm uma influência nas tendências da arquitectura. Por exemplo, o drone, que tem sido democratizado nos últimos anos graças a marcas como PAROT ou DJI, está a aparecer nas práticas arquitectónicas. Como é que os arquitectos utilizam drones no processo de concepção? Isto é o que vamos descobrir. 

 

Conteúdo:
 

1. Qual é a utilização de zangões na arquitectura?

2. As missões para as quais utilizar um zangão

3. Qual é a vantagem para um gabinete de arquitectura?

 

1. Qual é a utilização de um zangão na arquitectura?
 

Tal como os fotógrafos, os arquitectos usam drones para tirar vistas do céu e imagens de certos ângulos invisíveis. O zangão pode efectivamente ser utilizado durante todo o projecto de construção. 

 

Pode ser utilizado para estudar o local antes da realização do trabalho, sobrevoando a terra, depois para monitorizar o trabalho, verificar se está a correr bem e verificar a sua qualidade. Finalmente, o drone permite uma visão global de um site a ser apresentado e permite destacar o trabalho do arquitecto. 

 

As possibilidades de observação de bens imóveis oferecidas por um drone permitem aos arquitectos e proprietários examiná-los de todos os ângulos. Em particular, permite uma visão precisa da forma e da estrutura do telhado do edifício. 

 

A inspecção e manutenção de edifícios também são afectadas pela chegada de zangões. Podem detectar e localizar problemas estruturais com mais facilidade e precisão. 

 

A fotografia aérea é, portanto, uma verdadeira mais-valia em todas as missões do arquitecto. Actualmente, é a melhor forma de assegurar a monitorização do local. O drone pode ser utilizado para tirar fotografias automáticas, posicionando-o por GPS em locais estratégicos. 

 

Poderá assim obter imagens idênticas em diferentes fases da evolução do local de construção, com as mesmas coordenadas GPS, altitude semelhante e o mesmo ângulo de câmara. 

 

2. As missões para as quais utilizar um zangão
 

Na maioria dos casos, o arquitecto utiliza um drone para tirar fotografias de projectos concluídos ou de projectos a reabilitar. 

 

No caso de projectos concluídos, as fotografias do drone permitem ao arquitecto criar uma carteira original que lhe permitirá destacar-se do concurso. 

 

Para projectos de renovação, o arquitecto utiliza o drone para verificar o estado do edifício, especialmente o telhado. 

 

Finalmente, o drone torna possível produzir perspectivas globais de integração paisagística com muito mais precisão do que o Google Earth. 

 

No momento da aceitação do trabalho, o zangão pode ser utilizado para verificações de conformidade.

 

A inspecção vídeo para diagnóstico estrutural ainda é marginal, embora o zangão permita dispensar um operador de corda e assim poupar tempo. 

 

3. Quais são as vantagens para um gabinete de arquitectura?
 

Ter um drone à disposição de um gabinete de arquitectura permite ao profissional ser mais reactivo do que se tivesse de recorrer a um prestador de serviços. 


Para utilizar um drone profissionalmente, é necessário possuir uma licença teórica de piloto de naves não tripuladas e uma declaração de competência prática para a qual são necessárias algumas horas de formação.

 

Encontre o seu arquitecto perto de si Mais resultados

É arquiteto?

Registe sua empresa na primeira plataforma para arquitetos