Welink Architects Welink Architects
arquiteto-profisso

Como tornar-se um arquiteto: Uma visão geral da profissão

Welink Architects

Welink Architects

Como tornar-se um arquiteto: Uma visão geral da profissão  

Um arquiteto é um profissional que projeta e coordena a construção de edifícios, casas individuais ou edifícios públicos. Está envolvido nas diferentes fases de um projeto, desde o estudo de viabilidade até à entrega da obra, passando pelas fases de criação, validação, e gestão.

 

Tanto um técnico como um artista, devem também ter em conta os constrangimentos financeiros para completar os projetos. Está interessado nesta profissão? Descubra como pode começar seriamente a considerar uma carreira na arquitetura.

O trabalho do arquiteto: como é um projeto

Um arquiteto é contratado por uma organização pública ou por um cliente privado.

  • A sua primeira tarefa é levar a cabo um estudo de viabilidade do projeto relativo ao local. Espera-se que façam o primeiro esboço, desenhando planos que visam especificar a disposição do edifício e a distribuição dos volumes. 

 

Nesta etapa, o arquiteto deve ter em conta os constrangimentos ligados às regulamentações urbanísticas, às instalações técnicas, ao orçamento disponível para o cliente, bem como às suas necessidades (tipo de obra, prazos de entrega).

 

É igualmente importante que o arquiteto tenha em conta os desafios da transição ecológica que será levada a cabo com a execução do projeto. Isto tem um impacto na escolha de materiais que devem ser duráveis e isolantes. A tecnologia digital é também idealmente utilizada na construção para reduzir o gasto de energia.

  • Se o cliente concordar após a apresentação do primeiro esboço, pode passar à fase de conceção preliminar. Aqui o arquiteto específica
    • o tipo de materiais utilizados
    • as cores
    • as áreas de superfície a serem construídas
    • o orçamento estimado para o trabalho
    • o tempo necessário para a sua conclusão

É então apresentado um ficheiro descrevendo todas as características do edifício para obter a licença de construção. 

  • O arquiteto elabora então os planos de execução. É responsável por contactar as empresas construtoras que irão trabalhar no local e por examinar as várias estimativas. 
  • Em seguida, entregam ao empreiteiro o plano preliminar do projeto, bem como um documento que detalha a natureza dos serviços de cada ofício e as características dos materiais recomendados. 
  • Finalmente, os trabalhos de construção podem começar, e espera-se que o arquiteto forneça a direção técnica e a coordenação até à conclusão. 

Que formação é necessária para se tornar um arquiteto?

Uma licenciatura em Arquitetura é normalmente atribuída após 3 anos de curso de licenciatura. Esta licenciatura permite que o licenciado seja empregado em gabinetes e empresas de arquitetura e design.

 

O diploma tem de ser reconhecido pela Ordem dos Arquitetos e é tipicamente seguido pela obtenção de um segundo diploma, tal como mestrado.

 

Para poder exercer como arquiteto independente, ser contratado a tempo inteiro numa organização, ou criar o seu próprio escritório, o arquiteto deve ter pelo menos 2 anos completos de formação no seu currículo. 

 

A etapa final é um exame final de qualificação, que permite ao candidato iniciar uma carreira de arquiteto de pleno direito. 

Qual é o salário de um arquiteto?

No início da sua carreira, um arquiteto que trabalha num gabinete ganha um rendimento mensal bruto médio de 2200€.

 

O rendimento de um arquiteto independente pode variar entre 3.000 e 6.000 € , dependendo da dimensão da empresa e da extensão da sua base de clientes.

Quais são os possíveis percursos profissionais?

Um arquiteto pode evoluir através de projetos de planeamento urbano, paisagismo e decoração.

 

Em alternativa, podem tornar-se especialistas nos tribunais, avançar para a conservação de monumentos históricos ou escolher uma carreira no ensino. 

Como saber se tem perfil para se tornar um arquiteto?

Ser arquiteto é uma profissão abrangente que requer versatilidade. É necessário dominar o desenho artístico e técnico, saber trabalhar num computador e dominar software CAD, ter um sólido conhecimento da história da arquitetura e do estilo arquitetónico da região em que se encontra o projeto em que está a trabalhar.

 

Sério, determinado e trabalhador, o arquiteto deve também demonstrar uma grande capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Espera-se que tome decisões rapidamente e que as ponha em prática. Devem ser capazes de lidar com mudanças de última hora. Finalmente, devem gostar de trabalhar em equipa e ser capazes de comunicar eficazmente os seus conhecimentos, quer para fins pedagógicos, quer nos casos em que são obrigados a formar novos talentos. 

 

A maioria dos arquitetos trabalha no setor privado. Também é possível trabalhar como empregado numa agência ou como funcionário público no estado ou no governo local.

É arquiteto?

Registe sua empresa na primeira plataforma para arquitetos